quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Projeto Caribe Venezuelano - O Projeto


                              PROJETO  CARIBE  VENEZUELANO  2012

Concretizados os projetos USHUAIA 2005 (via costa Atlantico e Ruta 40) , ATACAMA 2007 (via Argentina), USHUAIA 2008(via Chile-Costa Pacifico), PANTANAL 2009, BOLIVIA-MACHU PICCHU-ATACAMA 2010 e USA/ROUTE 66 em 2011 , três amigos do FALCÕES MOTO CLUBE–RAÇA LIBERTA , Rafael Alboredo(47), Paulo Sermarini  (40)e Zé Armando(60), vão levantar voo em direção ao Caribe, no próximo mês de Agosto, carregando as bandeiras dos FALCÕES e EXPEDITION GROUP(grupo independente de mototurismo).

Apoiados pela experiência de Marcelo Santos (BR-116 de Guarulhos) e de Renato Lopes (Gaudérios-RS), este ultimo através de seu fantástico livro “ DE MOTOCICLETA PELAS CARRETERAS DA AMERICA DO SUL-13 PAISES EM 63 DIAS”, definimos o prazo disponível compatível com trabalho e a época ideal, considerando-se a incidência de chuvas, e semeamos este projeto para Agosto 2012. 

Originalmente faríamos  100% do trajeto, desde o estado de SP, rodando sobre as duas rodas(paixão comum), mas as pesquisas indicaram atraso no fim das chuvas na região Amazonica, o que nos impediu de trafegar, com segurança, no trecho Porto Velho-RO a Manaus-AM(BR 319). 

Assim ,refizemos  os planos, decidindo pelo despacho das 3 motos(V-Strom 650, BMW 1200 ADV e Honda Transalp 700) encaixotadas, via transportadora, de Guarulhos a Manaus,1 mês antes, pois a empresa responsável requer este prazo para entregar as cargas, já que a carreta segue via terrestre até Belem-PA e via fluvial ,embarcada em balsa , até Manaus-AM. 

Um dia antes de nossa partida , voaremos de Guarulhos a Manaus, retirando as motos no deposito da empresa transportadora e iniciaremos nossa expedição pela BR 174 em direção a Boa Vista-RR , cerca de 800 km passando pela reserva indígena WAIMIRI  ATROAR, que está nos limites dos estados de Amazonas e Roraima.

Já em seguida e apenas 227 km acima da capital de Roraima, estaremos cruzando a primeira fronteira(Pacaraima-RR)-Santa Helena Uiaren-VEN), adentrando nossa vizinha  Venezuela, tendo como meta  a cidade de Puerto La Cruz (cerca de 1700km), onde embarcaremos com nossas motos para Ilha Margarita, já no Caribe Venezuelano, onde vamos permanecer por 2 ou 3 dias, nosso único repouso,pois dali é que vem muito chão, já em direção Sul, cortando a Venezuela, Colombia, Equador e Peru(vejam abaixo o roteiro básico).

De Lima, desviamos em direção a Cuzco, para conhecermos a nova ligação com o Brasil, a rodovia Transoceânica, que vai até o Estado do Acre, seguindo-se para a capital Rio Branco, depois Porto Velho-RO, Mato Grosso e voltando para casa, num desafio de apenas 3 semanas.

A intensidade dos preparativos, somado à euforia e expectativa, tomaram nossos pensamentos nos últimos 6 meses, com muita pesquisa, conversa e negociação.
Foram muitas iniciativas para reunir a documentação (CNH internacional-veja validade, carteira de vacinação contra febre amarela, passaporte- veja validade, cartão de credito internacional (cuja operadora deve ser informada antecipadamente do roteiro e do período da viagem, para evitar bloqueios), seguro assistencial,cartão travel money (para evitar riscos em transportar dinheiro em espécie),documento da CIRETRAN com o “ nada consta” (bloqueio legal,roubo,alienação,etc) da moto,autorização de transito (autenticado) expedido pelo proprietário do veiculo, quando estiver em nome de terceiro,   autorização da entidade financiadora do veiculo quando estiver alienado, extensão de perímetro do seguro das motos, um verdadeiro quebra-cabeças com o que chamamos de carta verde(exigida por acordo no Mercosul), mas que lá pelo norte da America do Sul é denominado SOAP (seguro obrigatório por acidentes pessoais a terceiros), pago à entrada dos países que o exigem. Importante portar cópias do passaporte(onde consta a identificação do piloto), do documento da moto e da CNH internacional, que são exigidas nas aduanas- veja quantas vão passar(muitas vezes a noite e principalmente em finais de semana, a copiadora que serve aquele posto fronteiriço está fechada ou o equipamento fora de operação).

Além da documentação, há que se preocupar com a revisão completa das motos, que seguem com pneus zerados para percorrer(talvez) os quase 14.000 km previstos, grande parte sobre a Cordilheira dos Andes. 

Os equipamentos de segurança dos pilotos merecem atenção especial, lembrando ainda que as condições  climáticas se modificam abaixo e acima da linha do Equador, com significativas diferenças de temperatura, exigindo cuidados especiais na montagem da bagagem para verão e inverno , que será acomodada em restrito espaço nas motos.

Indispensável discutir  as peças e ferramentais  comuns  aos modelos das motos que estarão viajando juntas, visando a racionalização no peso e dos componentes de reposição .
Os mapas e roteiros pré-definidos, bem como o GPS atualizado , serão de grande valia para o sucesso da expedição.

Estamos contando os dias, horas e minutos para iniciar nossa expedição CARIBE 2012, de 02 a 25/8/12. Viaje conosco em  www.expeditiongroup.blogspot.com.br .  

De acordo com as possibilidades e recursos locais, estaremos atualizando este blog durante a viagem.

AGOSTO DE 2012 PROJETO CARIBE – ROTEIRO


ROTEIRO

  • Manaus – Boa Vista – 782 km
  • Sta. Helena Uiarem- 227 km
  • Ciudad Bolivar  - 699 km
  • Puerto La Cruz – 993 km
  • Isla Marguerita (barco)
  • Colonia Tovar – 385km
  • Cucuta-Bucaramanga-Bogotá – 1392 km
  • Girardot-Chaparral-Neiva-Pasto-Tulcan-Ibarra-Quito – 1039 km
  • Guayaquil- Tumber-Piura-Cajamarca-Lima-1899 km
  • Chorrillos – Pisco-Puquio-Abancay-Cuzco- 1073km
  • Puerto Maldonado- 497km
  • Cobija-Assis Brasil-Rio Branco – 572 km
  • Porto Velho – 504km
  • Ariquemes-Ji Paraná- Cacoal-Pimenta Bueno-Vilhena- 705km
  • Cuiaba-714 km
  • Campo Grande – 702 km
  • Campinas – 929 km